Pirataria: crime ou modo de sobrevivência?


Olá, pessoas suculentas, como andaram se comportando na minha ausência?

Hoje quando voltava do trabalho, trombei com algumas pessoas aglomeradas em volta de uma barraca que vendia bijuterias, DVDs e CDs piratas. Logo após isso, tive a brilhante idéia de escrever pra vocês e o que me veio à mente foi uma lembrança de policiais quebrando uma barraca próxima a minha casa, onde vendiam os mesmos produtos piratas.

O que leva a pessoa a vender produtos piratas? Fazem isso por sacanagem ou por necessidade?

Olhando pelo lado político, policial, empresarial e pela lei, logicamente este ato estaria errado, mas olhando pelo lado humano da realidade brasileira, talvez isso seja feito por pura falta de oportunidade e por necessidade. Fazem por necessidade sim, por que se as mesmas pessoas que estão ali todos os dias sentados sob o sol ou pegando chuva e passando pelo perigo de serem presas tivessem uma oportunidade de trabalho em um local mais digno e mais seguro, a meu ver, elas não estariam ali. E por pura necessidade sim, pq seguindo a mesma linha de raciocínio da falta de oportunidade, as mesmas pessoas que estão ali não querem passar fome, então fazem qualquer coisa para manter o pão de cada dia sobre a mesa.

Os governantes desse Brasilzão não deveriam apenas reprimir, quebrar e prender os vendedores, mas sim oferecer oportunidades de estudo, de emprego e de sobrevivência, fazendo assim com que a pirataria diminuísse. É muito fácil chegar arregaçando e falar em rede pública que ta agindo contra e sempre deixar por isso mesmo, sabendo que em alguns meses tudo irá voltar e tudo será como era antes.

Acabar com a pirataria não depende apenas do governo, mas também das grandes empresas que fazem o produto que está sendo pirateado. Os produtos se tornam cada vez mais caros e é muito mais fácil e acessível comprá-lo pirata ao invés dos originais.

Antes que houvesse uma ação precipitada do governo, deveria haver planejamento e não custaria nada colocar a mão na consciência e ver o lado humano das pessoas, pq enquanto eles pesam apenas no dinheiro e em destruir para mostrar serviço, famílias perdem o pão de cada dia por culpa dos mesmos: Os donos do país.

@vinicius_aquino
Category: 5 COMENTÁRIOS

5 COMENTÁRIOS:

Nero disse...

Concordo com seu posicionamento. Eu fico vendo os filmes originais, em que passam aqueles vídeos "quem compra produto pirata financia a violência". Bobagem. O crime se sustenta com drogas. Quem se sustenta com produtos piratas são pessoas sem oportunidade de sobreviver que encontram nisso um meio de ganhar um troco e tocar a vida... Não são criminosos, são vítimas...

Alan disse...

Que layout excelente, bem que voce poderia me dar umas dicas ;)

Abraço

Spiderwebs disse...

Interresante ...abordar um tema tao falado hoje em dia.

MF. disse...

Bom, creio que abordar esse tema não seja umas das coisas mais difíceis a se fazer, não no mundo em que vivemos hoje. Está de parabens!

▲Pedro Paulo Bortoluzzo▲ disse...

Olha, eles estam ali por necessidade msm ... Mas como vc disse, tinha que algum lugar pra eles venderem sem ser no meio da rua... mas é assim msm, cada um se vira como pode, no "jeitinho brasileiro" .. kkk
flw ...

Postar um comentário

@vinicius_aquino. Tecnologia do Blogger.